terça-feira, 9 de março de 2010

ESPONDILOARTROSE LOMBO SACRAL

A Espondilite Anquilosante é um tipo de artrite sistêmica que afeta a coluna vertebral, resultando em enrijecimento das articulações vertebrais e crises dolorosas, entre outros sintomas.
A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é 3 vezes mais comum em homens caucasóides entre os 20 e 30 anos de idade.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA ESPONDILITE

- Dor constante e sensação de rigidez na região lombar.
-Nos casos mais prolongados, pode levar à fusão anormal de ossos no pescoço, na coluna lombar ou na articulação do quadril.
-febre, fadiga e diminuição do apetite.
-Em casos mais raros, podem ocorrer inflamação nos olhos, problemas no coração e alterações nos pulmões.


O QUE CAUSA A ESPONDILITE

Apesar da causa do problema ser desconhecida, existem fortes evidências científicas apontando para fatores genéticos e familiais.


COMO A ESPONDILITE É DIAGNOSTICADA?

O diagnóstico baseia-se no padrão dos sintomas, nas alterações ao exame médico e em resultados de radiografias e testes laboratoriais.
Os sintomas que levantam a maior suspeita de espondilite são dor e rigidez matinal na coluna vertebral, especialmente nas regiões do pescoço e na coluna lombar.

COMO A ESPONDILITE É TRATADA?

Apesar de não existir cura para a Espondilite, alguns tratamentos podem reduzir a dor e a rigidez, mantendo uma boa postura, evitando deformidades e preservando a habilidade de realizar as tarefas habituais do dia a dia.
Os principais recursos para o tratamento incluem fisioterapia e medicamentos. Nos casos mais graves, pode ser necessário substituir a articulação deformada por próteses articulares.
Outras recomendações úteis para pessoas que sofrem de espondilite anquilosante incluem:

* Não fume e mantenha-se dentro do seu peso ideal.

* Utilize colchões firmes e travesseiros finos.

* Mantenha sempre um bom posicionamento corporal ao andar e sentar (cadeiras com braços são uma ótima escolha).

* Evite esportes de impacto que possam traumatizar a coluna cervical ou as costas. Preferir atividades físicas como natação e alongamentos.

* Durante as crises, aplique compressas quentes sobre os locais mais doloridos.

Um comentário:

  1. minha gente ainda nao sei o que faco.. as dores que sinto sao fortes.. os meus exames estao constando positivo.... gostaria de saber de alguém se o hatha - yoga é prejudicial ao meu diagnóstico.....abracos a todos

    ResponderExcluir