quarta-feira, 3 de março de 2010

Escoliose

A coluna vertebral possui curvaturas naturais como a lordose lombar, cifose torácica e a lordose cervical. As curvaturas patológicas são o exagero destas curvaturas, tais como hiperlordose e hipercifose que causam dor, cãibras, dores nas pernas (ciático), parestesia (formigamento e adormecimento de pernas e mãos), hérnias de disco, etc. A escoliose (palavra que vem do grego e significa curvatura) ocorre, muitas vezes, em conjunto com a gibosidade (corcunda) e a rotação das vértebras.
Vista por trás a coluna deve reta. A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço: a coluna se torce, não somente para um dos lados, mas para a frente, para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção de acordo com os graus é que determina a gravidade da escoliose e a forma a ser tratada. A escoliose de curva simples (escoliose em “C“) vai para à direita ou para à esquerda. Já na escoliose de curva duplaescoliose em “S”), foto ao lado, a curva é sempre identificada pela concavidade da coluna.

A doença costuma se desenvolver após os 18 anos de idade. O grau de angulação da escoliose é que vai determinar o tratamento adequado: de 0 a 10 graus ( não há necessidade de tratamento fisioterápico); de 10 a 20 graus (há necessidade de tratamento fisioterápico); de 20 a 30 graus (tratamento fisioterápico e uso de colete ortopédico ou de Milwakee); de 30 a 40 graus (uso de colete ortopédico ou Milwakee); de 40 a 50 graus (somente tratamento cirúrgico).

70% dos casos de escoliose as causas são idiopáticas, ou seja, não são conhecidas. Mas há também as causas neuromusculares que são as sequelas de doenças neurológicas como, por exemplo, poliomielite e paralisia cerebral, e as congênitas oriundas demá formação pós-traumática. De acordo com os especialistas, a escoliose é muito comum evoluir no início da adolescência, quase sempre seu sintoma não é percebido pelo jovem que não sente dor ou incômodo. na maioria dos casos, a doença começará a incomodar na idade adulta avançada.

Para a redução dessas curvaturas patológicas algumas pessoas recorrem à fisioterapia que consiste usar as técnicas de quiropraxia (alinhamento da coluna), R.P.G. Reeducação Postural Geral) e a acupuntura. O ideal é que os pais observem o surgimento da doença logo no início para evitar seu agravamento. Os indícios da escoliose são curvatura lateral, ombros desnivelados, clavícula proeminente e cintura desigual.


Postado por: Rafaela Correia de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário