quarta-feira, 24 de março de 2010

Cisto Sinovial


Definição:
Aquela “bolota” que aparece no dorso do punho, na grande maioria dos casos, corresponde à um cisto sinovial.Trata-se de uma tumoração benigna, (não é um câncer maligno) formada por uma capa preenchida pelo líquido normal do punho, o líquido sinovial, de aspecto claro e gelatinoso. Apesar de poder crescer em tamanho, ele não vai se espalhar pelo resto do corpo.


Os verdadeiros cistos sinoviais intraósseos dos ossos do carpo são incomuns, lesões císticas, benignas, que ocorrem em adultos jovens e de meia idade. Existem poucos relatos com muitos casos, a maioria são publicações de relatos de caso simples. Um caso, de paciente feminina de 42 anos de idade, com dor no punho e sinais clínicos e radiológicos de cisto sinovial intraósseo. Foi indicado tratamento cirúrgico com curetagem do cisto e enxertia com enxerto ósseo esponjoso autólogo, com boa evolução.A inclusão do cisto sinovial intraósseo como diagnóstico diferencial de dor no punho.


O punho apresenta uma espécie de capa que recobre a articulação e dentro existe o liquido sinovial que alimenta a cartilagem . Em razão de algum trauma ou micro-traumas repetitivos, ou ainda por defeito na anatomia, ocorre uma espécie de abaulamento nesta capa (como se fosse uma bolha em uma câmara de pneu).
Uma das teorias para o aparecimento do cisto sugere que estes traumatismos provocam irritação ou desgaste nos tecidos da capa do punho, produzindo uma substância (mucina) que acaba por enfraquecer a parede da capa, formando um canal por onde o liquido escapa e forma o cisto.
Em muitos pacientes, do mesmo jeito que incha ele desaparece.
Alguns cistos apresentam um sistema de válvula onde o liquido entra no cisto com facilidade, mas não consegue escapar provocando o seu aumento e acarretando dor.


Tratamento:
Nos casos indolores, o cisto pode ser apenas observado.
O uso de tala é recomendado para manter o punho em repouso (principalmente durante a noite).A punção do cisto com uma agulha para esvaziá-lo pode ser uma solução temporária; o cisto torna-se menos tenso e doloroso, mas ele geralmente reaparece em dias ou semanas. O uso concomitante de uma substância(cortisona), de ação local, irritante que promove um efeito “selante” na falha da capa do punho e diminui a inflamação pode ser uma alternativa, acrescido do uso de tala por 2 semanas, mas assim mesmo, ocorre falha em cerca de 50% dos casos.Caso resistentes são tratados de forma cirúrgica.


Fonte:
Revista-CISTO SINOVIAL INTRAÓSSEO COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOR NO PUNHO.
Gustavo Nora Calcagnotto; Rosana Fontana; Cristian Gollo de Oliveira



Postado por: Hortência Peixoto


Nenhum comentário:

Postar um comentário