quinta-feira, 18 de março de 2010

Calcificações Mamárias

As calcificações mamárias são depósitos de cálcio que se mobilizam do sangue para os tecidos, aí sofrendo alterações do pH, fixam-se sob a forma de sais de cálcio.
As calcificações são classificadas segundo os tipos e sua distribuição, podendo ser: benignas, intermediárias e provavelmente malignas; Distribuição: agrupadas, lineares, segmentares e regionais difusas.




Tipos de calcificações:


1- Benignas:

Entre as calcificações tipicamente benignas listam-se as calcificações da pele da mama com centros radiotransparentes; calcificações vasculares, com aspecto de paralelas ou tubulares e lineares; grosseiras (Tipo "pipocas"), clássicas no fibroadenomas involuídos; bastonetes, freqüentes na mastites plasmocitária e ectasia ductal; redondas, centro translúcidas (necrose gordurosa, ductos calcificados e fibroadenomas); casca-de-ovo, encontradas na necrose gordurosa e paredes de cistos; leite-de cálcio, freqüentes em cistos; calcificações distróficas, comum em mamas irradiadas ou pós-trauma; calcificações de suturas, após radioterapia – lineares ou tubulares; e puntiformes, redondas ou ovais, menores que 0,5mm .


2- Intermediárias:

São calcificações amorfas, geralmente redondas ou em flocos, suficientemente pequenas ou duvidosas para que sua morfologia especifica seja determinada .


3- Provavelmente malignas:

Destacam-se dois tipos; as pleomórficas ou heterogêneas, que apresentam tamanho e forma irregulares, e são menores de 0,5cm. As ramificadas são lineares, finas e irregulares, descontínuas e menores de 0,5 mm em sua extensão.

3 comentários:

  1. Boa postagem. Detalhando a calcificação das mamas. Informações que podem ser muito úteis nos cuidados com a saúde da mulher.
    Faltou apenas a fonte.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. OLá tenho 36 anos fiz minha primeira mamografia a 3 meses, meu resultado foi calcificações grosseiras na mama esquerda + mamas ectopicas bilaterais axilar...Queria muito saber se haverá risco de isso se tornar um cancer mais tarde, pois fui numa mastologista q me disse q tenho q fazer mamografias de 6/6 meses e se crescer a calcificação q já é grande, pra procurar logo um oncologista..isto procede? além disso sinto dores e ultimamnete me fisga tudo como se eu tivesse tirando leite materno com uma daquelas bombinha de sucção, sei bem o q é isso, pois ja tenho 2 filhos..
    Obrigada desde ja Marcia

    ResponderExcluir