segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Introdução à Patologia

Patologia significa estudo do sofrimento, ela estuda as alterações no corpo causadas por doenças e usa técnicas para explicar as causas e os motivos dos sintomas.
O seu estudo se divide em patologia geral (reações básicas das células e dos tecidos) e patologia sistêmica ou espacial (examina respostas específicas de tecidos e órgãos especializados).

A base da patologia é formada por quatro aspectos das doenças:

Etiologia ou Causa - Existem duas classes principais de fatores etiológicos: os intrínsecos ou genéticos e os adquiridos. Mas ambos estão interligados quando fatores genéticos estão envolvidos com doenças causadas por fatores ambientais; e os fatores ambientais também podem ter influência em algumas desordens genéticas.

Patogênia - Seqüência de eventos da resposta das células ou dos tecidos ao agente etiológico. Esse é um estado extremamente relevante para a medicina.

Alterações Morfológicas - Alterações estruturais nas células ou nos tecidos que são características da doença ou levam ao diagnóstico do processo etiológico.

Desordens Funcionais e Manifestações Clínicas - As Alterações morfológicas nos órgãos ou tecidos, dependem de sua natureza. É ela que determina as características clínicas, o curso e o prognóstico da doença.
Sintese feita com base no livro: Patologia: Bases patológicas das doenças (capítulo 01)

Nenhum comentário:

Postar um comentário