quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Alterações celulares observadas na lesão isquêmica


Isquemia, também conhecida como necrose de coagulação, é quando uma parte do tecido para de ser nutrido pelo sangue. Como as hemácias são responsáveis por levar oxigênio às células, a isquemia resulta em uma hipóxia, podendo ocasionar necrose de todo o tecido, ou parte dele. Pode acontecer devido a uma obstrução de vaso ou uma lesão por fatores externos. Como exemplo a isquemia de uma parte do coração leva ao enfarte; e a isquemia de uma parte do cérebro leva ao AVE (Acidente Vascular Encefálico).
Portanto, uma lesão isquêmica reversível, é aquela em que parte do tecido foi lesado e houve morte celular. No entanto, as células que restaram começam a se proliferar (a depender do tecido) porque algum receptor de membrana foi "inativado". A partir daí começa-se uma seqüência de reações que resultam na multiplicação de células, através de divisões celulares sucessivas.
Na lesão celular irreversível, o tecido foi totalmente lesado, porque não houve irrigação local. Por isso, este não consegue se recuperar da grave perda.



Um comentário: