domingo, 2 de maio de 2010

BOTOTERAPIA

Em diversos países já existem programas e especializações na área de saúde que utilizam os benefícios dos efeitos lúdicos e terapêuticos (ver sonar ou utra som) proporcionados pelo nado e contato com os golfinhos.

No Brasil esta rara atividade vem crescendo e sendo reconhecida pela mídia como potente recurso Terapêutico, Educativo e Integrativo para seres humanos e ainda uma essencial ferramenta de preservação da fauna.

Com três anos de existência e pionerismo o projeto Anahata vêm desenvolvendo a Fisioterapia Assistida por golfinhos de rio e para isso, "treina" ,ou interage, ludicamente com essa espécie em seu habitat natural, utilizando brincadeiras desenvolvidas e adaptadas por nossos profissionais, pois os animais, completamente livres na Natureza, interagem e criam novas possibilidades de comunicação a todo tempo, numa troca criativa e cativante.

Antes e durante o momento da interação com os botos, a Fisioterapia Manual especializada e o Rolfing, e outros recursos terapêuticos, aliados a interação com os botos, podem estimular evolutivamente os seres humanos em diversas áreas dos seus componentes funcionais, tais como:

Alinhamento postural com a gravidade (prevenção e tratamento de escolioses, hérnia de disco, lombalgias, ciatalgias )

ganhos na psicomotricidade e consciência corporal,

diminuição do stress crônico (atenuação de dores),

melhoras no equlíbrio homeostático do organismo,

aumento na qualidade do sono,

sonhos (normaliza a atividade da pineal no cérebro.



Postado por: Hianna Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário