quarta-feira, 28 de abril de 2010

SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL


Também conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual, podendo ser tão severos que interferem significativamente na vida da mulher.
A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina, com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social
A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.
O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.

Os sintomas mais comuns incluem:
Por ordem de freqüência: DESCONFORTO ABDOMINAL, CEFALÉIA, AUMENTO DA SENSIBILIDADE DAS MAMAS, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, AUMENTO DO APETITE, INCHAÇO OU DOR NAS PERNAS (por retenção de líquido), ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES, TONTURAS, e ainda DESEJOS POR ALGUNS ALIMENTOS COMO CHOCOLATES, DOCES E COMIDAS SALGADAS.

O tratamento medicamentoso inclui o manejo específico de cada sintoma e deve ser individualizado. A maioria dos tratamentos medicamentosos propostos não se mostraram mais eficazes do que tratamentos com placebo. A fluoxetina foi a única droga que mostrou eficácia, entretanto foi aprovada apenas para PMDD (Forma mais severa de TPM, com prevalência dos sintomas de raiva, irritabilidade e tensão). Na Europa esta droga não é aprovada na Europa para uso nem mesmo em PMDD.

Medidas Preventivas:
· Orientação: explicar que a TPM não é grave e que os sintomas podem variar a cada ciclo,
· Modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas),
· Fracionamento das refeições,
· Dieta com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre), diminuição da ingestão de álcool,
· Parar de fumar,
· Fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos 3 vezes por semana),
· manejar o estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário