quarta-feira, 31 de março de 2010

Exercícios físicos leves diminuem dores da fibromialgia


Trocar o elevador por escadas e fazer pequenas caminhadas podem ser fundamentais para diminuir as dores causadas pela fibromialgia. Essa é a constatação de pesquisadores de uma Escola de Medicina dos Estados Unidos.
A fibromialgia é uma forma de reumatismo associado à sensibilidade frente a um estímulo doloroso. As dores geralmente são sentidas no músculo, tendões e ligamentos.


A pesquisa mostrou que ao encorajar os pacientes que tem a doença a mudar seu estilo de vida pela maneira de exercitar-se, seja com uma pequena caminhada, o que os cientistas chamam de LPA (“Lifestyle Physical Activity, na sigla em inglês), podem reduzir as dores e as dificuldades nos movimentos causadas pela doença.


O grupo liderado pelo pesquisador Kevin Fontaine investigou os efeitos de 30 minutos de LPA por cinco a sete dias por semana nas dores e nas funções físicas de 84 pacientes com fibromialgia.


Segundo ele, a fibromialgia atinge 2% da população americana. O problema afeta cerca de oito vezes mais mulheres do que homens.


Embora os exercícios tenham se mostrado benéficos, os sintomas geralmente criam obstáculos que desanimam muitos a se exercitar constantemente para conseguir estes benefícios.


O LPA envolve exercícios de intensidade moderada feitos diariamente, como andar pelas escadas em vez de usar o elevador e fazer caminhada. No estudo, os participantes aprenderam exercícios mais intensos. Durante as sessões, eles aprenderam a lidar com os sintomas, a monitorarem a si mesmos, e, por fim, aprenderam a ser mais ativos fisicamente.
No fim do estudo, os pacientes aumentaram em 54% o número de passos dados diariamente e os índices de dor caíram drasticamente, diz o pesquisador.


- Entre os sintomas comuns da fibromialgia, o corpo tem dores e fadiga, o que torna a realização de exercícios tradicionais difícil . Mas nos mostramos que o LPA pode ajudá-los a ser pelo menos mais ativos fisicamente e que isso ajuda a melhorar seus sintomas.

terça-feira, 30 de março de 2010

Como se pega herpes?



Herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas.


O herpes oral, é uma doença primariamente da infância, transmitida pelo contato direto e pela saliva. O herpes genital é uma doença de adultos, uma vez que é transmitido pela via sexual.


O vírus característico do herpes oral encontra-se predominantemente nas lesões da face e lábios, enquanto uma outra variedade está implicado principalmente no herpes genital, mas ambos os vírus podem afetar as regiões características do outro, e mesmo outras zonas do corpo.


Sintomas de herpes:


Para identificar uma possível manifestação do vírus da herpes e travar sua manifestação, reconheça os sintomas iniciais anteriores à erupção da pele:
-formigamento,
-desconforto
-coceira
-dor


Estes sintomas citados podem surgir em várias horas até 2 a 3 dias antes do surgimento das bolhas ou vesículas próprias da manifestação cutânea do vírus da herpes.


As bolhas são circundadas por uma borda avermelhada podem ocorrer em qualquer local da pele ou das membranas mucosas, mas ocorrem mais freqüentemente no interior e em torno da boca, nos lábios e nos órgãos genitais.


Tratamento:


É feito com anti-virais orais ou de aplicação tópica, anti-inflamatórios e analgésicos, que apenas reduzem o tempo de duração da infecção e minimizam os sintomas, não sendo possível erradicar por completo o vírus.


É possível prevenir a doença fortalecendo o sistema imunológico, evitando tomar muito sol e mantendo um estilo de vida saudável com menos estresse, bebida alcoólica e cigarro.


Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor.



Postado por: Hortência Peixoto

sexta-feira, 26 de março de 2010

Inflamação:

A inflamação é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão do tecido. O tecido inflamado torna-se avermelhado, inchado, quente e dolorido, caracteristicas do processo inflamatório.
Embora desejado esse processo pode também representar uma agressão aos tecidos e o seu controle é desejável em muitas situações, como nas inflamações da garganta ou do ouvido, pneumonias, artrites, meningites, dentre outras. A inflamação pode ser aguda ou crônica e essa distinção tem relação com a velocidade de instalação dos sintomas referentes ao processo inflamatório e não com a sua gravidade. Um exemplo de resposta inflamatória aguda é um espinho no dedo, enquanto uma reação inflamatória crônica ocorre na artrite reumatóide por exemplo.



Postado por: Hianna Mara

quarta-feira, 24 de março de 2010

Cisto Sinovial


Definição:
Aquela “bolota” que aparece no dorso do punho, na grande maioria dos casos, corresponde à um cisto sinovial.Trata-se de uma tumoração benigna, (não é um câncer maligno) formada por uma capa preenchida pelo líquido normal do punho, o líquido sinovial, de aspecto claro e gelatinoso. Apesar de poder crescer em tamanho, ele não vai se espalhar pelo resto do corpo.


Os verdadeiros cistos sinoviais intraósseos dos ossos do carpo são incomuns, lesões císticas, benignas, que ocorrem em adultos jovens e de meia idade. Existem poucos relatos com muitos casos, a maioria são publicações de relatos de caso simples. Um caso, de paciente feminina de 42 anos de idade, com dor no punho e sinais clínicos e radiológicos de cisto sinovial intraósseo. Foi indicado tratamento cirúrgico com curetagem do cisto e enxertia com enxerto ósseo esponjoso autólogo, com boa evolução.A inclusão do cisto sinovial intraósseo como diagnóstico diferencial de dor no punho.


O punho apresenta uma espécie de capa que recobre a articulação e dentro existe o liquido sinovial que alimenta a cartilagem . Em razão de algum trauma ou micro-traumas repetitivos, ou ainda por defeito na anatomia, ocorre uma espécie de abaulamento nesta capa (como se fosse uma bolha em uma câmara de pneu).
Uma das teorias para o aparecimento do cisto sugere que estes traumatismos provocam irritação ou desgaste nos tecidos da capa do punho, produzindo uma substância (mucina) que acaba por enfraquecer a parede da capa, formando um canal por onde o liquido escapa e forma o cisto.
Em muitos pacientes, do mesmo jeito que incha ele desaparece.
Alguns cistos apresentam um sistema de válvula onde o liquido entra no cisto com facilidade, mas não consegue escapar provocando o seu aumento e acarretando dor.


Tratamento:
Nos casos indolores, o cisto pode ser apenas observado.
O uso de tala é recomendado para manter o punho em repouso (principalmente durante a noite).A punção do cisto com uma agulha para esvaziá-lo pode ser uma solução temporária; o cisto torna-se menos tenso e doloroso, mas ele geralmente reaparece em dias ou semanas. O uso concomitante de uma substância(cortisona), de ação local, irritante que promove um efeito “selante” na falha da capa do punho e diminui a inflamação pode ser uma alternativa, acrescido do uso de tala por 2 semanas, mas assim mesmo, ocorre falha em cerca de 50% dos casos.Caso resistentes são tratados de forma cirúrgica.


Fonte:
Revista-CISTO SINOVIAL INTRAÓSSEO COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOR NO PUNHO.
Gustavo Nora Calcagnotto; Rosana Fontana; Cristian Gollo de Oliveira



Postado por: Hortência Peixoto


segunda-feira, 22 de março de 2010


Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluidae degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Postado por: Hianna Mara e Rafaela Correia

sábado, 20 de março de 2010

Solidão aumenta nível da pressão sanguínea em pessoas acima dos 50 anos!!!


Isso mesmo, dificuldade de manter contatos sociais cria condições para a hipertensão. É o que diz um estudo da Universidade de Chicago.

O estudo relacionou diretamente a solidão com a hipertensão em pessoas acima de 50 anos ao concluir que os níveis da pressão sanguínea aumentavam à medida que as pessoas estudadas se sentiam solitárias. O resultado da pesquisa foi divulgado em um artigo publicado no periódico Psychology and Anging.

Um grupo liderado por Louise Hawkley, cientista do Center for Cognitive and Social Neuroscience, na University of Chicago, e John Cacioppo, do Tiffany & Margaret Blake Distinguished Service Professor in Psychology, estudou 229 pessoas de 50 a 68 anos, entre elas pessoas brancas, negras e latino-americanas que participam de um estudo sobre envelhecimento. Elas responderam perguntas como “Eu tenho muito em comum com as pessoas ao meu redor…”; Meus contatos sociais são superficiais” e “Eu posso encontrar companhia quando eu quiser”.

Durante cinco anos, Hawley manteve o contato com essas pessoas e encontrou uma clara relação entre os sentimentos de solidão reportados no começo do estudo e o crescimento da pressão sanguínea durante este período.

- O aumento da pressão sanguínea associado à solidão não foi observado nos dois anos de estudo, mas continuou a crescer até quatro anos depois.

Até pessoas com baixos níveis de solidão foram impactadas. Entre todos os estudados, as pessoas mais solitárias disseram que sua pressão sanguínea passou de 140/40 mmHg, ou seja, nível maior do que o nível das demais, afirma a cientista.

- A solidão é caracterizada pelo impulso motivacional de conectar-se com os outros, mas é também o medo de uma avaliação negativa, de rejeição ou desapontamento, que pode inclusive mudar as funções psicológicas e elevar a pressão sanguínea.

Assim como a hipertensão, a solidão nem sempre é fácil de detectar. Pessoas que têm muitos amigos e pertencem a uma rede social podem sentir solidão se estiverem insatisfeitos com suas relações sociais, ao passo que, pessoas que vivem sozinhas não se consideram solitárias se estiverem felizes com os relacionamentos que têm, disse a pesquisadora.

A hipertensão apresenta poucos sintomas, mas prejudica a saúde de várias maneiras diferentes. Entre elas, aumenta o risco de ataque cardíaco, pode provocar um enfarte e problemas na função renal. A doença é responsável por quase 18% das mortes nos Estados Unidos e por custos na ordem de US$ 7,3 bilhões por ano no país.

Fonte: R7

sexta-feira, 19 de março de 2010

TROMBOSE


Quando sofremos um corte, o sangue escorre um pouco e pára, porque o corpo humano é dotado de um sistema de coagulação altamente eficaz. As plaquetas, por exemplo, convergem para o local do ferimento e formam um trombo para bloquear o sangramento. Decorrido algum tempo, esse trombo se dissolve, o vaso é recanalizado e a circulação volta ao normal.
Há pessoas que apresentam distúrbios de hemostasia e formam trombos (coágulos) num lugar onde não houve sangramento. Em geral, eles se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo, pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.

Esquema de um AVE Trombótico:


Sintomas
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, endurecimento da pele.

Principais causas
·Imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares;
·Síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus;
·Terapia de reposição hormonal;
·Uso de anticoncepcionais;
·Varizes;
·Cirurgias;
·Cigarro.

Fatores de risco
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Recomendações
·Procure um médico para saber se você pertence ao grupo de risco, porque existem medidas preventivas que podem e devem ser adotadas;
·Pare de fumar. Os componentes do cigarro lesam veias e artérias;
·Beba álcool com parcimônia e moderação;
·Movimente-se. As conseqüências da síndrome da classe econômica podem ser atenuadas se você ficar em pé ou der pequenas caminhadas. Vestir meias elásticas ou massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito;
·Ande sempre que possível, se você é obrigado a trabalhar muitas horas sentado. Levante-se para tomar água ou café, olhar a rua, ir ao banheiro;
·Use meias elásticas especialmente se você tem varizes;
·Não se automedique. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir a formação de um trombo.

Tratamento
Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de seqüelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação.


Fonte: http://www.drauziovarella.com.br

Postado por: Rafaela Correia de Souza
Cuidado com a Dengue...

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aeds aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Quando uma pessoa é contaminada por um dos 4 vírus torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi contaminado. Se voltar a ter dengue, dessa vez um dos outros 3 tipos do vírus, há uma probabilidade maior que a doença seja mais grave que a anterior, mas não é obrigatório que aconteça.
A classificação 1, 2, 3 ou 4 não tem qualquer relação com a gravidade da doença, diz respeito à ordem da descoberta dos vírus. Cerca de 90% dos casos de dengue hemorrágica ocorrem em pessoas anteriormente contaminadas por um dos quatro tipos de vírus.O período de incubação é de três a quinze dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue (viremia). Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre alta (normalmente entre 38° e 40 °C) de início abrupto, mal-estar, anorexia (pouco apetite), cefaleias, dores musculares e nos olhos. No caso da hemorrágica, após a febre baixar pode provocar gengivorragias e epistáxis (sangramento do nariz), hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários órgãos, que são potencialmente mortais. Ocorre freqüentemente também hepatite e por vezes choque mortal devido às hemorragias abundantes para cavidades internas do corpo. Há ainda petéquias (manchas vermelhas na pele), e dores agudas das costas (origem do nome, doença “quebra-ossos”).
A síndrome de choque hemorrágico da dengue ocorre quando pessoas imunes a um sorotipo devido a infecção passada já resolvida são infectadas por outro sorotipo. Os anticorpos produzidos não são específicos suficientemente para neutralizar o novo sorotipo, mas ligam-se aos virions formando complexos que causam danos endoteliais, produzindo hemorragias mais perigosas que as da infecção inicial. A febre é o principal sintoma.
O paciente é aconselhado pelo médico a ficar em repouso e beber líquidos. É importante então evitar a automedicação, porque pode ser perigosa, já que a prescrição médica desaconselha usar remédios à base de ácido acetilsalicílico, como aspirina ou outros Antinflamatórios não-esteróides normalmente usados para febre, porque eles facilitam a hemorragia. Contudo, caso o nível de plaquetas desça abaixo do nivel funcional mínimo (trombocitopenia) justifica-se a transfusão desses elementos e quanto a outros remédios para a cura, ainda não existem.
By: Wikipédia.

A cada dia, os casos de dengue estão aumentando no nosso país, inclusive aqui na nossa região do Cariri.
Por isso, devemos tomar ainda mais consciência e precaução para não atingir as nossas casas e tratar quem já está infectado. Esta é uma preocupação de todos!!!

Postado por: Hianna Mara

quinta-feira, 18 de março de 2010

Calcificações Mamárias

As calcificações mamárias são depósitos de cálcio que se mobilizam do sangue para os tecidos, aí sofrendo alterações do pH, fixam-se sob a forma de sais de cálcio.
As calcificações são classificadas segundo os tipos e sua distribuição, podendo ser: benignas, intermediárias e provavelmente malignas; Distribuição: agrupadas, lineares, segmentares e regionais difusas.




Tipos de calcificações:


1- Benignas:

Entre as calcificações tipicamente benignas listam-se as calcificações da pele da mama com centros radiotransparentes; calcificações vasculares, com aspecto de paralelas ou tubulares e lineares; grosseiras (Tipo "pipocas"), clássicas no fibroadenomas involuídos; bastonetes, freqüentes na mastites plasmocitária e ectasia ductal; redondas, centro translúcidas (necrose gordurosa, ductos calcificados e fibroadenomas); casca-de-ovo, encontradas na necrose gordurosa e paredes de cistos; leite-de cálcio, freqüentes em cistos; calcificações distróficas, comum em mamas irradiadas ou pós-trauma; calcificações de suturas, após radioterapia – lineares ou tubulares; e puntiformes, redondas ou ovais, menores que 0,5mm .


2- Intermediárias:

São calcificações amorfas, geralmente redondas ou em flocos, suficientemente pequenas ou duvidosas para que sua morfologia especifica seja determinada .


3- Provavelmente malignas:

Destacam-se dois tipos; as pleomórficas ou heterogêneas, que apresentam tamanho e forma irregulares, e são menores de 0,5cm. As ramificadas são lineares, finas e irregulares, descontínuas e menores de 0,5 mm em sua extensão.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pigmentação

Pigmentos são substâncias de origem, composição química e significado biológicos diversos que tem cor prórpia.

CLASSES DE PIGMENTOS:

1ª) A coloração normal da pele, dos pêlos e olho é devida fundamentalmente a melanina.

2ª) A hemoglobina é o pigmento que dá a cor vermelha às hemáceas.
3ª) Hipocromas, em várias células do organismo, aparece um pigmento amarelado, que tende a se tornar mais evidente em indivíduos mais velhos.

A grande variação de cores que absorve os animais e plantas, nem sempre depende da presença de pigmentos, isto é, de substâncias com vida própria. Muitas vezes, as cores são produzidas por difusão, reflexão e refração da luz, causadas por configurações físicas especiais.


POstado por: Hianna Mara

domingo, 14 de março de 2010

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho é a forma mais comum de se referir aos exames de laboratório que fazem parte da Triagem Neonatal. O exame passou a ser assim chamado porque a coleta do sangue é feita na parte lateral do calcanhar do recém-nascido.



Na verdade, não é um único exame, mas um conjunto de exames desenvolvidos para identificar, dentro da população aparentemente saudável, bebês que possam apresentar doenças genéticas e infecciosas congênitas que geralmente não se manifestam ao nascimento, mas que necessitam ser tratadas precocemente, para impedir complicações e sequelas.


A triagem neonatal é considerada, no mundo todo, uma das ações preventivas mais importantes dentro da Pediatria. No Brasil, o Ministério da Saúde criou em 2001 o Programa Nacional de Triagem Neonatal por meio de uma portaria que torna obrigatória a realização da triagem de quatro doenças (fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireoidismo congênito e anemia falciforme) em todas as crianças nascidas em território nacional. O programa já está em funcionamento em alguns estados e está em fase de implantação em outros.


Existe um número maior de doenças que podem ser incluídas, além daquelas determinadas pelo Ministério da Saúde, e cujos exames são oferecidos por laboratórios privados. A decisão sobre quantas e quais serão investigadas deve ser tomada pelo médico da criança, juntamente com a família.O momento ideal para a realização da coleta de sangue é entre 3 e 7 dias de vida.


Antes de três dias, o bebê ainda não se alimentou o suficiente para que as alterações possam ser detectadas pelo exame. Após uma semana de vida, algumas das alterações causadas pelas doenças podem já ter se manifestado, tornando-se, às vezes, irreversíveis.

É importante lembrar que qualquer anormalidade encontrada no Teste do Pezinho deve ser confirmada por outros exames, a serem solicitados pelo pediatra. Os testes de triagem não são considerados definitivos para o diagnóstico.



Fonte:
Dra. Letícia Leão - Médica Pediatra
Geneticista

Acupuntura e Endometriose

"A Acupuntura é um dos setores da Medicina Tradicional Chinesa, visa restabelecer a circulação de energia dos meridianos, dos órgãos e das vísceras e com isso levar a harmonia de energia e de matéria para todo o corpo.

Os canais de energia ou os meridianos estão distribuídos por todo o corpo de modo semelhante à rede nervosa. Os pontos neles localizados são a sede das manifestações exteriores do que há no interior e são também, os locais de entrada de energias que levam a doenças.

Os principais fatores que levam a doenças são a estagnação de QI e de sangue nos canais de energia, alteração de energia nos respectivos canais e alterações energéticas no órgãos e vísceras.

A linha básica de tratamento para todas as patologias consiste em desbloquear o QI e o sangue, promover a circulação e fortalecer os órgãos e vísceras. O que é importante é diferenciar bem na anamnese quais são os meridianos envolvidos e qual é o padrão de desarmonia.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa os canais de energia responsáveis pela menstruação são o fígado, o vaso penetração, o vaso da concepção e o baço. O movimento correto do sangue depende do QI do fígado.

A Endometriose na visão da MTC tem sua origem em vários fatores, como a tensão emocional que leva a estagnação do QI do fígado causando dor, frio e umidade que leva a estagnação do sangue que também leva à dor, esforço excessivo, partos próximos, doenças crônicas atividade sexual em excesso.

Alguns fatores são importantes para se definir o padrão da doença no diagnóstico: a hora da dor, sua localização, ciclo menstrual, tipo de sangramento e a influência do calor e do frio nos sintomas. Com essas informações pode ser diferenciada a característica de excesso ou deficiência da patologia.

O tratamento consiste em harmonizar o sangue, cessar o sangramento, diminuir a estagnação, acalmar e nutrir o sangue, cessar a dor, mover e harmonizar o QI dos meridianos envolvidos.”


Postado por: Hortência Peixoto








quarta-feira, 10 de março de 2010

ECAF 2010


É com grande satisfação que anunciamos a realização do VI ENCONTRO CEARENSE ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA(ECAF),que acontecerá em Fortaleza nos dias 27,28,29 e 30 de Maio 2010 na Fábrica de Negócios do Hotel PRAIA CENTRO.

http://www.fabricadenegocios.tur.br/


O encontro será uma realização de todos os Centros Acadêmicos de Fisioterapia,contando também com o apoio de entidades e conselhos profissionais de saúde.
Espera-se que o evento ultrapasse 1000 inscritos,visto que o programa cientifico é baseado em matérias de grande atualidade e do interesse imediato de Fisioterapeutas de várias especialidades.

AVISO IMPORTANTÍSSIMO:

JÁ COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O EACAF 2010,OS VALORES SÃO ESSES:

*R$60,00 ATÉ DIA 31.03.2010

*R$70,00 ATÉ DIA 30.04.2010

*R$80,00 ATÉ DIA 21.05.2010

ATENÇÃO:
OS WORKSHOPS SÃO LIMITADOS.
FAÇAM LOGO AS SUAS INSCRIÇÕES.
CADA WORKSHOP R$10,00

Postado por: Rafaela Correia de Souza
O Projeto de Lei do Senado Nº 268/2002 (PLC nº 7.703-C/2006), que institui o Ato Médico, já sofreu algumas modificações ao longo de sua tramitação no Congresso Nacional, mas ainda condiciona à autorização do médico o acesso aos serviços de saúde e estabelece uma hierarquia entre a medicina e as demais profissões da área.
O Conselho Federal de Medicina - CFM afirma que a medicina precisa regulamentar o exercício de suas práticas profissionais, utilizando o argumento histórico de que há dois mil anos não existia um rol de profissões ligadas à saúde, ficando todo diagnóstico e prevenção sob controle dos médicos, num claro objetivo de retomar o controle do mercado.
Em campanha contra essa proposta e trabalhando com base no princípio da multidisciplinaridade na promoção da saúde, adotado pelo SUS - Sistema Único de Saúde, profissionais de diferentes categorias da área de saúde defendem que o CFM se volte para o campo democrático do debate e trate o assunto com uma visão menos corporativista, na tentativa de ampliar a discussão para melhorar o atendimento aos cidadãos. Os médicos podem e devem trabalhar a regulamentação de sua profissão, como forma de a sociedade reconhecer a competência específica desses profissionais, mas não em detrimento de qualquer outra profissão na área da saúde.
O texto atual do PL propõe o retorno a um modelo falido de atenção à saúde, centrado no atendimento clínico, individual, medicamentoso e hospitalocêntrico, o qual não encontra respaldo nem nos organismos internacionais de saúde nem na legislação brasileira, que se valem de um conceito ampliado de saúde e de cuidados.
A discussão envolve todos os profissionais de saúde. A luta tem de ser a favor de ações de saúde que possam tornar o atendimento mais democrático, amplo e eficaz. Os Conselhos permanecem em constante campanha contra o projeto do Ato Médico, demonstrando que o conceito de saúde é muito mais amplo do que apenas o de ausência de doença.

Votem: NÃO!
www.naoaoatomedico.org.br

Postado por: Hianna Mara

terça-feira, 9 de março de 2010

ESPONDILOARTROSE LOMBO SACRAL

A Espondilite Anquilosante é um tipo de artrite sistêmica que afeta a coluna vertebral, resultando em enrijecimento das articulações vertebrais e crises dolorosas, entre outros sintomas.
A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é 3 vezes mais comum em homens caucasóides entre os 20 e 30 anos de idade.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA ESPONDILITE

- Dor constante e sensação de rigidez na região lombar.
-Nos casos mais prolongados, pode levar à fusão anormal de ossos no pescoço, na coluna lombar ou na articulação do quadril.
-febre, fadiga e diminuição do apetite.
-Em casos mais raros, podem ocorrer inflamação nos olhos, problemas no coração e alterações nos pulmões.


O QUE CAUSA A ESPONDILITE

Apesar da causa do problema ser desconhecida, existem fortes evidências científicas apontando para fatores genéticos e familiais.


COMO A ESPONDILITE É DIAGNOSTICADA?

O diagnóstico baseia-se no padrão dos sintomas, nas alterações ao exame médico e em resultados de radiografias e testes laboratoriais.
Os sintomas que levantam a maior suspeita de espondilite são dor e rigidez matinal na coluna vertebral, especialmente nas regiões do pescoço e na coluna lombar.

COMO A ESPONDILITE É TRATADA?

Apesar de não existir cura para a Espondilite, alguns tratamentos podem reduzir a dor e a rigidez, mantendo uma boa postura, evitando deformidades e preservando a habilidade de realizar as tarefas habituais do dia a dia.
Os principais recursos para o tratamento incluem fisioterapia e medicamentos. Nos casos mais graves, pode ser necessário substituir a articulação deformada por próteses articulares.
Outras recomendações úteis para pessoas que sofrem de espondilite anquilosante incluem:

* Não fume e mantenha-se dentro do seu peso ideal.

* Utilize colchões firmes e travesseiros finos.

* Mantenha sempre um bom posicionamento corporal ao andar e sentar (cadeiras com braços são uma ótima escolha).

* Evite esportes de impacto que possam traumatizar a coluna cervical ou as costas. Preferir atividades físicas como natação e alongamentos.

* Durante as crises, aplique compressas quentes sobre os locais mais doloridos.

domingo, 7 de março de 2010

FISIOPATOLOGIA:

A Fisioterapia Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta que, ao assistir indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, possibilita o melhoramento e a restauração de desvios estéticos (aparência) e da auto-estima, em especial aos relacionados à saúde funcional com vistas à qualidade de vida dos usuários

O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, rpg, cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia, patologia. Esse conhecimento proporciona uma abordagem direcionada a forma precisa de tratamento, potencializando e assegurando resultados efetivos,sem causar riscos à saúde

Drenagem Linfática:

É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. “A drenagem linfática pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação”.

Como a drenagem combate a celulite?
Qualquer que seja a causa dos furinhos — má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress —, eles começam com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, ele endurece até formar os nódulos. “A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido”

E a gordura?
Quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.


http://www.youtube.com/watch?v=iVg30F3D940


ELETROTERAPIA:


Consiste no uso de correntes elétricas dentro da terapêutica. Embora seu desenvolvimento tenha se aperfeiçoado mais apenas nas últimas décadas, já na antigüidade seu uso era empregado. Os registros mais antigos datam de 2.750 a.C., quando eram utilizados peixes elétricos para produzir choques nos doentes e assim obter analgesia local.

Os aparelhos de eletroterapia utilizam uma intensidade de corrente muito baixa, são miliamperes e microamperes.Os eletrodos são aplicados diretamente sobre a pele e o organismo será o condutor. Na eletroterapia temos que considerar parâmetros como:
resistência, intensidade, voltagem potência e condutividade.

Resistência é a dificuldade com que os elétrons percorrem um condutor. A resistência é medida em unidades chamadas Ohms e é representada pela letra R. Pode-se dizer que quanto maior for a quantidade de elementos resistivos se opondo a corrente maior será a resistência encontrada pela mesma ,visto que a resistência tem propriedade somatória. A relação existente entre os parâmetros elétricos é definida pela Lei de Ohm que simplificadamente nos diz que a corrente, num circuito elétrico, é diretamente proporcional à voltagem que é aplicada e inversamente proporcional à resistência do circuito. A Resistência gerada pela pele é chamada de impedância cutânea(Z) sendo o maior obstáculo as correntes de baixa freqüência. Essa impedância também sofre variações por fatores como :
temperatura,pilosidade,gordura,espessura da pele,suor,umidade,tipo de eletrodo. Em relação à intensidade podemos utilizar o estabelecido pela Lei de Ohm.

Os equipamentos atuais empregam diferentes tipos de correntes, onde o aparelho emite a energia eletromagnética que é então conduzida através de cabos condutores até os eletrodos que ficam aderidos à pele do paciente. Outras formas incluem a utilização de agulhas ao invés de eletrodos, sendo este emprego mais reservado ao uso para terapia estética ou para métodos diagnósticos.

Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na eletroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contra-indicações. Mas todas elas tem um objetivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reações físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia.




Fonte: Prof. MSC Carlos Ruiz Fisioterapeuta - FCNM (1990),
Profa. Elaine Rodrigues Fisioterapeuta formada em 1989, atuante em dermato Funcional
Cinthia Ito, fisioterapeuta da Clínica Luciana Lourenço Dermatologia, em São Paulo (SP).


Postado por: Hortência Peixoto

sexta-feira, 5 de março de 2010

ESPAÇO PATOLOGIA:

PATOLOGIA
: Celulite

Este termo se refere a infecção bacteriana do tecido subcutâneo, geralmente por estafilo aureus coagulase positivo (S. aureus.), que é caracterizado por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa, levemente edemaciada.

Ela é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos sequer consideram uma doença. Ainda assim a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.

O diagnóstico da celulite é dividido em graus:

  • Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.
  • Grau 1: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
  • Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.
  • Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.

Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.

TRATAMENTO COM A FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL :

- Terapias com lasers;

- Radio-freqüência;

- Infravermelho;

- Acupuntura;

- Drenagem linfática.

PATOLOGIA : Estrias

Elas caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças não escapam das estrias. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, coxas, culotes e nádegas.

Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele.

O óleo extraído da planta Hippophae rhamnoides (Sea buckthorn) contém substâncias que repõem à pele componentes que auxiliam no combate às estrias, ele pode ser incorporado em cremes e loções manipuladas ao corpo com o nome de NanoVit. “Este ativo contém todas estas substâncias encapsuladas em nanopartículas, que conseguem penetrar com mais facilidade nas camadas mais profundas da pele e conferem tratamento eficaz e otimizado. Além disso, confere maciez, suavidade e melhora a elasticidade cutânea”, complementa.

TRATAMENTO COM A FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL :

- Laser, é realizado um tipo de lixamento da pele, que elimina uma boa parte da camada superficial. Ajuda reduzir as estrias e pode acabar com aquelas mais recentes.

- Ácido, é realizado com aplicação de cremes à base de ácido retinóico que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. O resultado só é percebido após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.

- Peeling, é realizado através do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho italiano que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio. Ele elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele.

Postado por: Hianna Mara

quinta-feira, 4 de março de 2010

Tireóide

Os nódulos da tireóide são massas palpáveis e distinguíveis. São 4 vezes mais comuns em mulheres que em homens. Felizmente, a maioria dos nódulos mostra-se não neoplásico e localizado (tiroidites, hiperplasianodular) ou neoplásico, mas benigno.

A maior parte dos adenomas tomam o nome de foliculares, porque derivam deste
epitélio. Apesar da maioria ser não-funcional, uma pequena proporção pode causar tirotoxicose. Ou seja, há produção de hormonas em adenomas funcionais – Adenomatóxico independentemente do TSH.

A grande maioria dos carcinomas de tiróide são bem diferenciados – exceptua-se
o anaplásico – e classificam-se da seguinte forma:
Carcinoma Papilar – 75 a 85% dos casos – geralmente com mutação do RET ou
BRAF. Podem-se apresentar nas crianças. Mais frequente em mulheres jovens.
Carcinoma Folicular – 10 a 20% dos casos – metade apresenta mutação do
RAS. Mais frequente em mulheres com mais de 50 anos.
Carcinoma Medular – 5% dos casos – com origem nas células C (parafoliculares), ocorrem nas Neoplasias Endócrinas Múltiplas tipo 2 (MEN-2) e estão associados a mutações germinativas do RET.
Carcinoma Anaplásico - <5% dos casos – altamente agressivo e letal,
geralmente com mutações pontuais da p53. 100% de mortalidade. Idade de apresentação média – 65 anos.
O diagnóstico do nódulo é feito por aspiração de agulha fina, possivelmente
seguido de tireoidectomia. O iodo radioactivo também assume um papel
importante, geralmente seguido pela supressão do TSH pela administração de
tiroxina.
CASO:
Mulher de 28 anos com bócio difuso, hipertireoidismo grave e exoftalmia. A
existência de perturbações do ritmo cardíaco e a dificuldade em controlar o
hipertereoidismo determinaram a necessidade de tireoidectomia total.
Qual o diagnóstico? Doença de Graves.
Porquê? Porque se trata de uma situação de
hiperplasia e hiperfunção da tireóide sem constituição
de nódulos, com exoftalmia e bócio difuso.
Postado por: Hortência Peixoto

quarta-feira, 3 de março de 2010

Escoliose

A coluna vertebral possui curvaturas naturais como a lordose lombar, cifose torácica e a lordose cervical. As curvaturas patológicas são o exagero destas curvaturas, tais como hiperlordose e hipercifose que causam dor, cãibras, dores nas pernas (ciático), parestesia (formigamento e adormecimento de pernas e mãos), hérnias de disco, etc. A escoliose (palavra que vem do grego e significa curvatura) ocorre, muitas vezes, em conjunto com a gibosidade (corcunda) e a rotação das vértebras.
Vista por trás a coluna deve reta. A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço: a coluna se torce, não somente para um dos lados, mas para a frente, para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção de acordo com os graus é que determina a gravidade da escoliose e a forma a ser tratada. A escoliose de curva simples (escoliose em “C“) vai para à direita ou para à esquerda. Já na escoliose de curva duplaescoliose em “S”), foto ao lado, a curva é sempre identificada pela concavidade da coluna.

A doença costuma se desenvolver após os 18 anos de idade. O grau de angulação da escoliose é que vai determinar o tratamento adequado: de 0 a 10 graus ( não há necessidade de tratamento fisioterápico); de 10 a 20 graus (há necessidade de tratamento fisioterápico); de 20 a 30 graus (tratamento fisioterápico e uso de colete ortopédico ou de Milwakee); de 30 a 40 graus (uso de colete ortopédico ou Milwakee); de 40 a 50 graus (somente tratamento cirúrgico).

70% dos casos de escoliose as causas são idiopáticas, ou seja, não são conhecidas. Mas há também as causas neuromusculares que são as sequelas de doenças neurológicas como, por exemplo, poliomielite e paralisia cerebral, e as congênitas oriundas demá formação pós-traumática. De acordo com os especialistas, a escoliose é muito comum evoluir no início da adolescência, quase sempre seu sintoma não é percebido pelo jovem que não sente dor ou incômodo. na maioria dos casos, a doença começará a incomodar na idade adulta avançada.

Para a redução dessas curvaturas patológicas algumas pessoas recorrem à fisioterapia que consiste usar as técnicas de quiropraxia (alinhamento da coluna), R.P.G. Reeducação Postural Geral) e a acupuntura. O ideal é que os pais observem o surgimento da doença logo no início para evitar seu agravamento. Os indícios da escoliose são curvatura lateral, ombros desnivelados, clavícula proeminente e cintura desigual.


Postado por: Rafaela Correia de Souza

terça-feira, 2 de março de 2010

Doença de Tay-Sachs

“Esta doença é assim chamada devido a Warren Tay (1843-1927), um oftalmologista britânico que em 1881 descreveu num paciente de 1 ano de idade com atraso mental, uma mancha em forma de "cereja-vermelha" na retina dos seus olhos. E também devido a Bernard Sachs (1858-1944), um neurologista nova-iorquino cujo trabalho alguns anos mais tarde forneceram a primeira descrição das alterações celulares da doença que consistiam em distensão do citoplasma e em inchaço das dendrites, em doentes com o mesmo tipo de atraso. Sachs reconheceu ainda a natureza familiar desta doença, pela observação de numerosos casos, em que a maioria dos bebês com esta doença eram de origem judaica da Europa.”

Caracterização da doença
A doença Tay-Sachs é causada pela ausência de uma enzima vital, a hexosaminidase, e pode ser descoberta ainda na gestação, no entanto, clinicamente, a doença só se manifesta quando a criança tem alguns meses, pois apresenta-se saudável ao nascer e parece desenvolver-se normalmente até aos 4 - 6 meses de idade. Frequentemente, por volta dos 3 meses desenvolve-se uma mancha característica com forma de "cereja-vermelha" na mácula dos olhos.
Uma criança com Tay-Sachs aos 3 ou 4 anos de idade, já tem o sistema nervoso gravemente afetado. Mesmo com o melhor dos cuidados, todas as crianças com Tay-Sachs morrem cedo, normalmente até aos 5 anos de idade.
Uma forma da doença muito mais rara ocorre em pacientes entre 20 e 30 anos e é caracterizada por deterioração neurológica progressiva.

Patologia
É uma doença produzida pela alteração de lisossomos: como qualquer doença metabólica, há um bloqueio devido a uma enzima ou um catalisador necessário para a execução de reações químicas essenciais no corpo estar ausente ou funcionando mal. No caso da doença de Tay-Sachs, na ausência da enzima hexosaminidase, um lipídio GM(2) gangliosídeo aumenta anormalmente no corpo, fazendo com que as células nervosas do cérebro sejam particularmente afetadas.

Tratamento
Atualmente não há tratamento para a doença de Tay-Sachs. Medicamentos anticonvulsionantes podem controlar as convulsões inicialmente. Outros tratamentos de suporte incluem nutrição e hidratação apropriadas e técnicas para manter as vias respiratórias abertas. Crianças eventualmente precisam de tubos para alimentação.